As Esculturas presentes em pontos importantes, impressionam, tornam-se inesquecíveis para quem visita os espaços onde estão e retratam o trabalho de uma artista impar, ousada e altamente criativa.
Seu nome e suas obras estão, definitivamene, incorporadas as histórias das artes e da cultura, de onde não sairão, graças à sua competência e a força de sua raiz cultural, marcada pelo berçõ na histórica Pompeú.
Parabéns por tudo isso e pela competência comprovada, ao expor belas e grandes peças em aço, contrariando a natureza, tornam-se quase flutuantes, tal a sua criativa concepção e arte.

 

Washington Melo
Diretor Presidente do BDMG Cultural e Ex-Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais

A identidade de nosso estado é feita de minérios e de ferro. E é dessa identidade que uma série de artistas colhe sua matéria prima e fez florescer uma geração que trabalha sua arte com esse suporte.
As esculturas de Fátima Santiago deram a esse material pesado e bruto a fluidez e a leveza da feminilidade. Suas esculturas são formas abertas onde a gravidade, o volume e o peso alteram a experiência perceptiva do expectador. Vejo em suas esculturas desenhos, pois, o corte no metal torna-se a delicadeza de uma linha. E, enquanto desenho, o corte das lâminas definem e redefinem sua estrutura em um espaço ambíguo. No seu processo evolutivo podemos perceber que em seu trabalho nunca houve saltos. Foram evoluções por modificações e incorporações graduais, que permitem reduzir a uma linguagem original e a um leque considerável de boas influências. A artista não parte de figuras geométricas para fazer sua obra e, sim, de elementos regulares que irradiam a ação da forma em constante transformação.
Em Fátima a delicadeza torna-se a presença insuperável na feitura de seus trabalhos.
Tudo está puro, limpo,definido.
Tudo é singular para que, em nosso olhar, se faça plural.
 

Miguel Gontijo
Artista Plástico

A artista mineira, Fátima Santiago, com sua obra intitulada ‘Looping’, vem se somar ao rico acervo de obras de arte do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Minas Gerais 

Maria Edwirges Madeira
Superitendente do Aeroporto Internacional Tancredo Neves

No importante acervo de arte que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves vem formando, destaca-se a obra tridimensional,que tem o poder de absorver a conjunção entre o ar e a matéria, cerne da aviação.
Lento e pesado no chão, no ar o avião evolui livre, belo e inacreditavelmente leve.
A escultura de Fátima Santiago, propositadamente em aço oxidado pela umidade das nuvens, realiza esta conjunção mágica.
O aço em terra, arremete num “looping” de suprema elegância, escapando do peso e mostrando-se matéria voadora. 

Guiomar Lobato
Crítica de Arte- ABCA/AICA

Fátima Santiago, escultora contemporânea, criando novos cenários e ampliando espaços inaugura escultura “Looping” no A.I.T.N.(leia-se Aeroporto Internacional Tancredo Neves-Confins).
Utilizando-se do aço SAC oxidado, ela sintetiza e harmoniza o que sugere o “Looping” e por que não algo similar a uma turbina. Sem dúvida, à altura do nosso Aeroporto Internacional.  

Morgan da Motta
Jornalista e Crítico de Arte-ABCA/AICA

Looping. Palavra estranha.
Looping, na aviação, significa acrobacias feitas por um avião.
Ao contemplarmos a magnífica escultura de Fátima Santiago conseguimos entender o que é o looping.
É a trajetória ímpar que nos lança no imaginário dos viajantes.
Como ficar indiferente a essa peça que, moldada em aço, é de uma leveza igual a dos aviões que cruzam os céus da terra.
Quem, criança ou adulto, nunca quis voar, rodopiar, dançar ou brincar nas nuvens.
Pois a bela escultura de Fátima nos proporciona esta sensação de liberdade, de poder tocar o céu. Sem limites para voar.
Obra prima. Não. Mais do que isso. Looping é o elo que nos permite flutuar, longe, longe. Mas com os pés no infinito.

Wagner Antonio Soares
Coordenador Regional de Marketing, Comunicação Social e Imprensa – MCSE – Aeroporto Internacional Tancredo Neves

Os objetos escultóricos de Fátima Santiago gradativamente vêm não só se monumentalizando, como assumindo expressão mais eloqüente e vocacionada a preencher espaços de maior amplitude como ambientações públicas, avenidas, parques e praças.
Concentrada neste foco, que hoje lhe é fundamental, a artista incorpora à sua obra recursos técnicos de timbre mais contemporâneo, ousado e livre.
Desta prática de expressão e ousadia, deste exercício contínuo de ampliação da linguagem, advem o seu crescimento e maturidade.

Celma Alvim
Crítica de Arte- ABCA/AICA

Amenizar a rudeza do inox. Aproveitar dele a quase imortalidade. Torna-lo matéria cortez, delicada. Domar a rigidez, descobrir sensualidades. Ao invés de dobras, curvas. Representar vivencias, intrigar. Imprimir leveza ao que era bruto. Dar harmonia ao que antes era disforme. Transformar. Eis a arte de Fátima Santiago.

Mirtes Helena
Editora do Jornal Hoje em Dia

A arte de Fátima Santiago antecipa a visão de um mundo novo, recriando no espaço vazio o universo feminino, sensível e sensual.

Maria Jose Valério Calderaro Teixeira
Presidente da Associação Amigas da Cultura da Sétima Vila do Ouro

Fátima Santiago, escultora contemporânea, apresenta o que há de mais recente de sua criação em interface com o espaço urbano. Trata-se de mega escultura – que integra o Projeto Estrada Real- em display no entorno da cidade de São João Del Rei (leia-se Trevo do Bezerrão). Utilizando de novas mídias elabora suas propostas essencialmente em aço USI – SAC – 300 em contraponto com aço Inox, criando um novo cenário.

Morgan da Motta
Jornalista e critico de arte – Membro da ABCA/AICA